quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Objetivo do Tatu

Meus Guerreiros e Minhas Guerreiras,


Pensando a respeito desse título

Confesso que essa questão já não importa

Mesmo que considerem ridículo

O tatu também não quer mudar de rota!


Reúnam-se e explorem devaneios!

Shakespeare já afirmava muito antes

“As jornadas, feitas sem quaisquer receios,

Sempre acabam no encontro dos amantes!”


E quando olho estas imagens de magia

Gente fazendo, ensinando e aprendendo

E ultrapassando seus limites com alegria


Meu soneto só revela o que estou vendo

E se o tatu não vai pra toca, quem diria!

Então que corra, pois isso é o que está valendo!


No último domingo, 23 de maio de 2010, a Equipe Daniel Rech participou de seu principal desafio anual: a 27ª Maratona Internacional de Porto Alegre. A festa começou na sexta-feira, antevéspera da corrida, quando nos reunimos na Pizzaria Nono Ludovico para a entrega dos kits. Foi aí que começaram os colóquios entre o Baldi e o Duda a respeito do posicionamento do tatu – o Baldi cheio de dúvidas, e o Duda, com seu otimismo característico, acreditando que o companheiro acabaria entendendo...


No domingo da prova, a equipe já estava reunida (foto tradicional) e o dia ainda não havia clareado! O ar estava carregado de umidade e nuvens espessas indicavam grande possibilidade de chuva, mas não estava frio. E também não choveu!


A equipe dirigiu-se para a largada e era visível a felicidade e o contentamento de todos.

Penso que a marca da EDR nesta maratona foi a alegria. Observem, nas fotos abaixo, os sorrisos e as expressões de satisfação estampadas nos rostos e nas atitudes. A começar pelo grande Cangi, que já foi para a largada esbanjando otimismo e simpatia.

Ubaldo e Mônquina...


Mel e Giovana...


Bruna e Bina...

Agora... Mudando de pato pra ganso: querem ver cara de corredor concentrado, com técnica e postura perfeita? Taí: Solonei Rocha da Silva (o corredor mais à direita, vestindo uniforme azul escuro) – o vencedor da prova! E só não levou a "Foto do Post" porque ainda não assinou o contrato com a Equipe Daniel Rech...

Alexsander e Manair, se queriam aparecer, por que não penduraram uma melancia no pescoço? Meu, vão ser bobos assim lá na Lapônia!

E o Mr. Bean? Em alfa total! Aí tropeça no meio-fio e não sabe por quê!


E a partir daqui, do quilômetro 22, eu tive o privilégio de assistir a uma aula de corrida em todos os sentidos. Tive essa oportunidade porque fui o “padrinho” do Mário e acompanhei-o de bicicleta. Olha... Mesmo de bicicleta posso garantir que não foi fácil acompanhar o homem! Ele manteve uma média de 14 Km/h, que eu verifiquei no odômetro da bike. Melhor resultado da equipe, fechando a prova em 3h 05 min – tempo extra-oficial.

E aqui está o prêmio “A Foto do Post”! Observem a abertura da passada...

Abrindo um pequeno parêntese, gostaria de parabenizar a Neusinha pela brilhante corrida, pela determinação e principalmente...

Por ter conseguido ficar quatro horas sem beber! Mas também quando chegou... Cruz credo!
Marião... Marião... Desta pose erótica tu podias ter nos poupado!

Enquanto isso, o Baldi ficava cada vez mais horrorizado ao tomar conhecimento das artimanhas do tatu...

E eu, para provar que adotei estes atletas, tirava fotos dis costas!
E as meninas fazendo comparação dos esmaltes – Vão... Vão... Vão fazer estas cutículas!
“As jornadas sempre acabam no encontro dos amantes!” (Shakespeare)

Cantamos parabéns para a Dª Luciane! Comeste o bolinho? Se comeste, estás três quilos mais gorda! Se não comeste, próximo sábado, leva pra mim nas cuias!

O Dr. Baldi, novo patrocinador da equipe, fez uma excelente prova com o tempo extra-oficial de 3h 35min! Esta cara de bobo foi porque ele havia, finalmente, compreendido a explicação do Duda a respeito do tatu...

E não posso deixar de parabenizar a dupla feminina que subiu ao pódio – Dalila e Márcia, valeu mesmo! Brilhante desempenho!

E para finalizar e completar a alegria da rapaziada, Dom Vítor e Dona Leila convidaram a todos para um almoço na churrascaria Freio de Ouro – comemoração do aniversário da Dª Leila mais comemoração do desempenho na maratona. Sensacional!

E o Baldi com todas as dúvidas sanadas a respeito da vida do tatu!
E a gurizada abraçou o Dani e a Leila! Agradecimentos e parabéns, não necessariamente nessa ordem.
Vou, rapidamente, resumir pra vocês as lições de Dom Mário Cangibrina:

1) Planeje e cumpra o que planejou. Desde o ritmo, ou pace durante a corrida até os instantes para tomar água e gel;

2) Sorria, principalmente na hora da dor! A força se aperfeiçoa em cima da fraqueza;

3) Tenha fé, raça e acredite em você. O momento em que você quebra é o momento da superação. E sem superação não há sucesso;

4) Seja humilde. Por melhor que você seja, sempre haverá um Solonei, e os Soloneis são humildes;

5) Tenha orgulho do que faz e faça com gana e com vontade!


Até 2011, se Deus quiser. E Ele há de querer!

Abraço pra quem for de abraço e beijo pra quem for de beijo!


Juarez Arigony

12 comentários:

  1. Ainda estou aprendendo os ensinamentos do filósofo Eduardo Ritter Paris...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Juarez:

    Ao contrário do Baldi, faz tempo que entendi o objetivo do tatu... Post sensacional, como sempre, só não colou essa história de difícil acompanhar o Mário: tu só trabalhou 3 horas! Tá reclamando de quê?
    Bjkas,
    São

    ResponderExcluir
  3. Ah, uma retificação, Shrek:

    Na foto, o Solonei é o da direita. O gaúcho Claudir Rodrigues, tricampeão da prova, está no centro, e o da esquerda é o Marco Antônio Pereira, pernambucano da terra do presidente, Garanhuns, e vencedor das maratonas do Rio e Foz no ano passado.

    ResponderExcluir
  4. Juarez:
    O Baldi é um dicionário ambulante em atletismo, da próxima vez, pede a consultoria dele que vais te dar bem...

    ResponderExcluir
  5. Dindo poeta:
    Post genial, como sempre (tirando as imprecisões entre direita e esquerda, esclarecidas pelo nosso patrocinador e messias, Mr. Baldi).
    Obrigado pelos elogios. Tenho certeza que não teria conseguido sem o teu apoio. Valeu pela força e motivação (além do gel, malto...).
    Só podia ter me economizado da foto de titi microporizado. Tá o quadro da dor.
    Abraço a todos.
    Mário

    ResponderExcluir
  6. Baldi,
    Vais demorar um pouco para aprender, afinal, a filosofia do tatu é realmente difícil! Mas, como bom fundista, sei que não desistirás e terás êxito!
    Com relação à posição do Solonei, ele é o mais à esquerda do ponto de vista dele no instante da foto. E é o mais à direita segundo a visão de quem olha a foto de frente. É a mesma dificuldade que o tatu tem para responder se está dentro, fora, na frente ou atrás da toca, sacou?

    Ção,
    Eu só trabalhei três horas, mas foi intenso! E quanto ao tatu e seus objetivos, talvez devesses recomendar o teu professor ao Baldi - dá o endereço da toca dele pro rapaz!

    Grande Cangi,
    Eu perco o afilhado, mas não perco a oportunidade de sacaneá-lo! Hahahaha...

    Abraços e Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Amigos,

    Realmente foi uma final de semana especial. Desde a pizzaria de sexta-feira até o domingo com a prova e o aniversário da Leila, muita alegrias e emoções foram vividas... muitas lições foram dadas e para mim restou, cada vez mais, o prazer e a felicidade de fazer parte dessa equipe... ainda mais agora que pude compreender um pouco qual é o objetivo do tatu.

    Desde já aviso que não precisarei do professor da Conceição, pois vou tentar aprender o resto sozinho.

    Ainda, tive a felicidade de “apadrinhar” meu amigo Clenio, um exemplo de atleta, que mesmo ao final, sofrendo muitas dores nos pés, costas, pernas e etc., foi um guerreiro, lutou bravamente, não esmoreceu e terminou a maratona. Ele cumpriu a filosofia do tatu E CHEGOU ATÉ A TOCA.

    Juarez, parabéns pela presença de espírito, mais um post digno da tua sapiência.

    Parabéns a todos pela prova, seja 5, 10, 21 ou 42km !!!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza tivemos um dia muito especial!!!! Vários integrantes da equipe se superaram seja correndo a rústica, revezamento, maratona ou adotando um maratonista. Sem dúvida todos nos sentimos mais importantes para o grupo neste domingo.
    Aos maratonistas, o meu profundo respeito. Vocês são meus ídolos! Aos parceiros de 21km sabemos que para nós, foi um grande feito. Quanto aos demais que correram 5km e 10km que correram menos mas não são menos importantes. Lembrem-se de nós já estivemos no lugar de vocês e também foi dificil na época. Só tenho uma certeza hoje, estou na equipe que eu queria estar. A melhor!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que gafe!!!! Esqueci de mencionar que foi demais comemorar o aniversário da Lu e da Leila.
    Leila, comemoração em alto estilo e com direito a sair do restaurante quando já estavam lavando o chão de mangueira....hehehehe coitados dos garçons!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Juju,

    Deixa de ser fofoqueiro. A cerveja foi um agrado que a minha madrinha a Momô me fez e presente de madrinha não se recusa.
    Neusinha

    ResponderExcluir
  12. Guigão,
    A minha "sapiência", se é que existe, só é válida para amigos como você.
    Brigadúúú!

    Neusinha,
    Que fofoca? Contra fatos não há argumentos - só ressaltei o que foi fotografado! Mas, só pra te dar uma força, concordo que presentes de madrinhas são irrecusáveis - hehehehe...

    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.