domingo, 26 de dezembro de 2010

EDR KIDS – NATAL 2010

Meus Anjos e Minhas Anjas,

"Então é Natal, a festa cristã. Do velho e do novo, do amor como um todo."

Há pouco eu estava ouvindo esta canção no rádio do carro, e comecei a pensar nas nossas fotos de infância. Assim como todos vocês, eu as havia visto no bingo realizado na festa de Natal. A música, na interpretação da Simone, é uma versão de Cláudio Rabello para um antigo sucesso de John Lennon, e consegue me fazer confrontar o que passou com o que ainda está por vir. Ao chegar a casa e abrir minha caixa de e-mails, surpreendido
deparei-me com as tais fotografias enviadas por The Jap.

É impressionante como muitos de nós ainda guardam antigos traços. Marcas essas forjadas na época de criança. O olhar da Robertinha ainda é o mesmo, e parece pedir: "fala, eu acredito, mas me convence!"

"Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez!"

Eu não sei e nem sequer faço idéia do que fizemos ou do que deixamos de fazer em 2010. Mas acredito que o melhor a fazer agora é seguir o exemplo do pequeno Alexsander e lavar o corpo inteiro num tanque de água limpa. E como já estamos bem crescidos, penso que seria bom também limparmos a consciência num poço de águas espirituais simbólicas ou metafóricas. 2011 nascerá com mais força!

"Então bom Natal e um ano Novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!"

Eu não sei se esta é a receita para a felicidade, mas acho justo. Será que a Bruninha sabe ou sabia o que é o bem? Não sei. Só sei que ainda vejo a mesma alegria infantil estampada em seu rosto. Uma graça!

"Então é Natal pro enfermo e pro são, pro rico e pro pobre num só coração."

Um sorriso como o do Waguinho faz a gente acreditar que não existem doenças, nem preconceitos, nem maldade... Faz a gente acreditar que a humanidade é ou, pelo menos, pode ser feliz...

"Então bom Natal pro branco e pro negro...

Pro branco, pro negro, pros índios...

Ao ver as ferrugens da Lila, peço a Deus que nos faça enferrujar assim. Com alegria, com força, com otimismo, enfim, com as mesmas virtudes desta indiazinha.

"Então bom Natal pro amarelo e vermelho, prá paz afinal!"

E prá todas as raças, credos, seitas e religiões. Que a cada dia possamos nos identificar mais nas diferenças, e ao mesmo tempo nos desigualar nas semelhanças.

"Então bom Natal e um ano Novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!"

Eu não sei se hoje ela sabe o que é o bem! Mas sei que é Natal, e tanto o "Poxa!" quanto o "Poxinha!" estão de férias. Sendo assim, a Danuzeca segue acumulando créditos...

"Então é Natal, e o que a gente fez? O ano termina e começa outra vez!"

E que possa começar nos encontrando bem mais equilibrados e mais centrados nos objetivos que queremos alcançar. Mas sem perder as oportunidades de brincar e até mesmo de manifestar certo desequilíbrio. Pois se somos assim há tanto tempo... Deixa assim!

"Então é Natal, a festa cristã. Do velho e do novo, do amor como um todo."

Só o verdadeiro amor supera as dificuldades... Aquelas que achamos que vão nos sufocar... Aquelas que nos fazem achar que as crianças não vão vingar...

Mas o verdadeiro amor tudo vence, e quando nos damos conta... Vinga e linda!

Então bom Natal e um ano novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!"

Será que a Marcinha Kidiaba sabe o que é o bem? Aí há sérias controvérsias. Aqueles que usam azul acham que ela sabe; já os que vestem vermelho acham que não. Mas, desprezando as cores das camisas e por conhecê-la um pouquinho, eu posso afirmar que o bem tem residência fixa nesta criança.

"Harehama... Harehama... Há quem ama..."

Há como não amar um bichinho desses? Há como não continuar amando-a pelo resto da vida?

"Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez!"

Que o ano termine e nasça da mesma forma – cheio de paz. Essa tão sonhada paz está dentro de nós mesmos, e eu não tenho nenhuma dúvida disso quando vejo estes olhos – lindos e ainda hoje tão cheios de doçura!

Antes de encerrar quero atender um pedido que me foi feito pelas minhas crianças. As fotos aqui mostradas são de algumas delas, mas há muitas outras e a cada dia surgem mais. Desejo que todas saibam do meu imenso amor por elas, e o quanto também preciso do seu amor. Sendo assim, atendendo aos seus pedidos, aí está a letra da Canção de Natal da EDR. E um pouco mais abaixo estou interpretando-a – eu e o Renato a gravamos hoje à tarde nas Cuias. No You Tube vocês podem ver o Making Of. Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos ao meu produtor Renato Menezes.

CANÇÃO DE NATAL EDR

Corremos juntos o ano inteiro buscando um sonho ou ideal

As provas que nós disputamos já são passado, nada mal

Os tempos ficaram prá traz e os baixamos, a evolução se fez real

Então venha me dar um abraço que hoje, hoje é noite de Natal!


Se foram muitos treinos fortes onde pensamos em morrer

Estamos bem e muito vivos, brincando e rindo, que prazer!

Pudéssemos voltar à beira do rio, a pista do CETE rever

Por certo iríamos querer novamente treinar, brincar e correr!


O ano teve desafios em maior ou menor escala:

Maratonas, Meias, provas nos deixaram em ponto de bala!

Corremos por este Rio Grande inteiro e no Brasil já nem se fala

Agora vamos para a Disney mostrar que a nossa força não se iguala!


Dani, Roberta, Pimenta, Baldi, Clayton, Lu, Guigão

Coronel, Giovana, Mel, Japa, Neuzinha e Marião

Lila, Adri, Beck, Luana e Rafa, quem esqueci não leve a mal

Só quero desejar a todos um ano bom e um feliz Natal!


Alex, Danuse, Ernani, Márcia, Vanessa, Clênio, Conceição

Bina, Bruna, Javel, Mônica, Mathias, Patsy, Pedrão

Karin, Wagner, Vicente e Zé, quem esqueci não leve a mal

Só quero desejar a todos um ano bom e um feliz Natal!


Vítor, Leila, Telda, Roslank, Cecília, Manair do Cabeção

Ana Rita, Carmen, Sil e Veloz, Carol, Luanda e Marcão

Ubaldo, Lara, Elisa, Léo e Betinha, quem esqueci não leve a mal

Só quero desejar a todos um ano bom e um feliz Natal!


A todos, mais uma vez, um grande Natal e um feliz 2011!

Abraços e beijos,

Juarez Arigony

6 comentários:

  1. Juarez,

    Mais uma vez, superou todas as expectativas!!!
    Desejo que em 2011 possamos ter o privilégio de apreciar todos os teus POST'S feitos com tamanha dedicação e sensibilidade do "ogro" que mora aqui, no reino nem tão, tão distante.
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi porque estava tâo demorado para escrever o texto. Parabéns pelo conteúdo da obra. Tenha um Feliz Ano Novo repleto de energias positivas e realizações.
    O Making Of também ficou bom:
    http://www.youtube.com/watch?v=AUNkqxWaFjo

    Abraço,
    Renato Menezes

    ResponderExcluir
  3. Jujuca:

    Baita presente de Natal pra toda a equipe! Linda música, lindo texto! De minha parte: muito obrigada por todos os textos do ano e este em particular! Grande ano pra todos nós. Feliz Natal! Renato, parabéns por aguentar todos os palavrões do nosso cantor, hehe!
    Bjs, Conceição

    ResponderExcluir
  4. Querido Juarez! Mais uma vez, obrigada por teus escritos, canções e interpretações! Esse Grupo além de desportista, também há artistas!!! Há coisa mais saudável que unir esporte & arte? Tô prá ver... Desejo a ti e a todos do Grupo EDR um 2011 MARAVILHOSO!!!! Beijos, com carinho

    ResponderExcluir
  5. Juarez,

    Agora estou feliz!!!!! Temos mais um post este ano!!! E que post!!!!!

    EDR,

    Desejo à todos um 2011 cheio de saúde, corridas, festas, viagens, amigos e muito, mas muito amor!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Paixões da Minha Vida,

    Vocês sabem que eu considero uma honra e um privilégio ter o apoio e a consideração de vocês.
    Um grande 2011 para todos vocês é o que desejo do mais fundo do meu coração. Quanto a mim só me resta agradecer:
    BRIGADÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!
    Abraços e Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.