terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONHECENDO A NOSSA EQUIPE

Meus Daniéis e Minhas Danielas,

Tenho muito prazer em retomar a série "Conhecendo a Nossa Equipe". Após alguns episódios iniciais, passamos um longo período sem a apresentação de novos amigos. Eu, particularmente, considero muito importante que saibamos um pouco mais sobre nossos integrantes: suas origens, seus objetivos, a motivação para correr, seu passado esportivo, enfim, coisas que farão com que possamos nos conhecer melhor.

O texto que vocês lerão a seguir é muito interessante. Penso que a autora, ao relatar a sua experiência pessoal, está contando a história de muita gente. Por isso reitero a validade do depoimento, e aproveito para estimular todos a fazerem o mesmo. Mandem-me, que eu terei o maior prazer em publicar aqui no blog.

E, sem mais delongas, passo a palavra para a nossa amiga Daniela Anderson, fotografada abaixo na largada das 10 Milhas Noturnas de Gramado (11 de setembro de 2010). Divirtam-se!

"Meu nome é Daniela Anderson, trabalho no time de Finanças (Dell) e fui convidada para falar um pouco sobre minha inclusão e experiência no universo da corrida.

Aos 35 anos de idade me deparei com problemas de colesterol, obesidade, cansaço, desânimo, então resolvi procurar um médico para ver o que poderia fazer para melhorar isso tudo. Fui sabendo a resposta e como só fui adepta a esportes durante minha adolescência tinha esperança de receber remédios e melhorar por milagre.

Depois de diversos exames voltei ao médico e recebi meu veredicto: eu precisava voltar a praticar uma atividade física! Fiquei irritada, porque não sou do tipo de pessoa que fica horas dentro de uma academia fazendo força, correndo em uma máquina, pedalando no lugar... Não mesmo! Então conversando com alguns colegas de trabalho fiquei sabendo que havia um grupo de corrida e ainda resistente comecei a pensar no assunto. Acho que falei com as pessoas certas porque falavam da corrida como um elixir da alma. Então fui testar... Fazer o que?!

Era uma terça-feira de muito frio, pensando o que eu estaria fazendo ali com aquele frio... Perdendo o Jornal Nacional, pensando na minha cama quentinha... Mas estava ali só para ver, sabendo que eu não iria gostar... (doce ilusão).

Fui acompanhada de uma amiga que pouco tempo antes havia começado a correr e fui apresentada ao treinador do grupo. Primeira pergunta: Por que tu estás aqui?! E eu... Preciso perder peso... Para minha surpresa veio à segunda pergunta: Por que estás aqui?! De novo, pensei... Passados alguns segundos entendi... Resposta errada... Aí respondi: quero aprender a correr e a gostar, sentir falta... Não gosto de academias e pensei que a corrida pudesse me ajudar, aí sim ele me olhou e começamos um diálogo... Ali eu vi que já estava rendida a esse esporte.

Comecei devagar, caminhando. Só observando aquelas pessoas correndo como se estivessem voando, e eu morrendo só de caminhar uns metros...fiquei envergonhada e decidi que iria começar a correr e PONTO!

Da caminhada para a corrida foi um processo "tenso", porque queria sair correndo logo... Mas foram alguns treinos de curva caminhando, reta correndo, meia caminhando e meia correndo. Até que um dia recebi a instrução mais esperada, corre inteira e caminha uma, corre duas e caminha uma... Quando consegui fazer minha primeira volta correndo foi muito forte... Uma vitória pessoal e era apenas uma volta... Dali pra frente foram muitas voltas inteiras, muitas superações, porque depois de quase 20 anos sem fazer esporte eu conseguia respirar e correr ao mesmo tempo, meu EGO esportivo estava nas alturas.

Passadas algumas semanas veio à notícia de uma prova em Gramado, fui falar com meu treinador e perguntei: Eu vou?! E ele: Claro que vai!. Daquele dia em diante eu fiquei "abalada"... Porque queria muito me testar e era uma prova de 4 km na serra... Uau... Pensei!! No dia da prova tive todas as dores de barriga possíveis, estava frio e chovendo, mas não queria nem saber. Estava lá para superar os meus limites, prova de 16 km divididos em quatro pessoas, eu era a segunda a sair... Quando peguei a pulseira do revezamento e sai correndo na chuva pensei... Agora vai... Daqui para parar faltam 4 km. E fui correndo, me realizando... Pensando em tudo o que eu passei para estar ali compartilhando o meu momento com as pessoas que me incentivaram... Várias delas quando passavam por mim me apoiavam... É uma sensação de vitória... De superação... E de muito orgulho quando passei a pulseira para a terceira pessoa e ouvi meu nome nos alto-falantes... Quando comecei a caminhar eu não acreditava que havia conseguido... 4 km de corrida, metade de subida e uns metros de uma MEGA subida... Me senti forte, mesmo mais cansada que nunca!!

Cada treino, cada superação é como um troféu... Não importa a distância. A corrida me ensinou a ser mais paciente, entender os sinais do meu corpo e o que ele precisa para competir na rua... E quando vejo o grupo reunido para correr e me vejo entre eles me sinto honrada, feliz, de bem com a vida, com a minha saúde e sempre imaginando qual será meu próximo desafio... Isso sim é oxigênio para o cérebro."

Aproveito para, em nome de toda a EDR, dar os parabéns à Daniela. E, guria, continue assim, pois virão novas vitórias e novas superações pela frente. Posso te garantir que a corrida ainda vai te dar mais e maiores alegrias.

Conforme já mencionei no início do texto, aguardo novos depoimentos para publicação. Por favor, não se sintam envergonhados e lembrem-se das palavras do grande filósofo francês Albert Camus: "não há nenhuma vergonha em alguém ser feliz, mas seria vergonhoso ser feliz sozinho."

Abraços e beijos,

Juarez Arigony

8 comentários:

  1. Sensacional Daniela! Parabéns e que venha muitos e muitos treinos e muitas e muitas provas por aí!
    E legal ser lembrado no teu depoimento... sou a terceira pessoa que recebeu a pulseira! hehehehe
    Bjus,
    Wagner

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o teu relato, Daniela!
    Super legal ver como a coisa foi te contagiando e como tu fostes descobrindo, passo a passo, como superar teus próprios limites e perceber que eras muito mais capaz do que imaginavas.

    ResponderExcluir
  3. Daniela:
    Li arrepiado teu depoimento.
    É uma coisa muito louca o que a corrida nos faz.
    Difícil dizer o que se sente e tu dissestes.
    Parabéns e obrigado.
    Shrek:
    Sejamos felizes juntos então... (mas sem boiolagem)
    Abração,
    Mário

    ResponderExcluir
  4. Dani,

    Parabéns!!!! Espero que eu não seja processada.....hehehehehe

    Te motiva com o blog e arrebenta na palestra da próxima semana, quero ver a galera emocionada!!!!

    Beijos

    Juju,

    Valeu pela força, o depoimento da Dani merecia ser publicado no Blog!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Como já disse no texto, reafirmo a importância de relatos como esse. E que venham outros. Quem sabe o Wagner não faz o próximo?

    Marião,

    Eu só quero ser feliz, e, conforme pudeste reparar no post anterior, de boiola eu não tenho nada, certo? Hahaahahaha...

    Pimenta,

    Concordo plenamente: o depoimento merecia ser publicado, e se fores processada, podes ficar tranqüila que eu testemunho (contra ti)!Hehehehehe...

    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei teu depoimento.
    Parabéns por ter começado, a maioria nem tenta quando "acham" que não vão gostar. E começar num dia frio como foi aquele, é mais dificil ainda.
    Bjs, Adri

    ResponderExcluir
  8. Dani! Me emocionei com o teu relato. Parabéns, és uma vencedora! Te desejo muito e muito mais corridas! Este é apenas o começo! Beijão, Robertinha

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.