segunda-feira, 19 de abril de 2010

Braskem Eco Run - 18 Abr 2010


Índios e Índias,

Outro dia desses, conversando com a minha filha, fui assaltado por uma pergunta que me deixou encafifado. Ela me perguntou a qual tribo eu pertencia. Disse-me também que, pelo meu comportamento esquisito, eu não deveria pertencer à tribo nenhuma, pois ninguém me aceitaria... Puxa! Doeu! Doeu mesmo! E foi então que eu passei a pensar sobre o tema.

A sociedade atual comporta várias tribos. Algumas são humanitárias, outras fanáticas, outras guerreiras. E foi aí que eu comecei a vislumbrar a tribo a que pertenço. Esta tribo não veste preto como os góticos, não raspa a cabeça como os skinheads, e não pinta os cabelos como os punks... Mas é composta por diversos tipos: bipolares, paranóicos, sonhadores, obsessivos, compulsivos, românticos e alguns ainda não identificados. Chamá-los-ei de índios só para facilitar a comunicação, sem nenhuma intenção de ofender os primitivos habitantes de nossa terra. E se alguém normal entra na tribo é considerado intruso. Pode-se considerar normal alguém que num domingo de manhã, acorda cedo e vai armar a sua tenda na beira do rio pra participar de uma corrida?

Pode-se considerar normal um caboclo que sai na rua deste jeito? Repare no cocar psicodélico que o índio tá usando! E a pose? Meu Pai...

Minha tribo muitas vezes é desprezada pelos próprios parentes, amigos duvidosos, vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas que não suportam o êxito alheio e estão sempre esperando o momento oportuno para criticar destrutivamente quem tem a coragem de assumir a sua opção de vida.
A minha tribo possui uma relação que não é baseada em regras sociais, políticas ou religiosas. Nosso contato com outras tribos quase sempre ocorre em momentos de guerras. E nessas guerras não se derrama apenas sangue; derrama-se sangue, suor e lágrimas do próprio corpo, e não do corpo do adversário. E isto é feito com alegria – com muita alegria!

A educação na tribo é bem interessante. Os índios mais novos, curumins, são observados e aplaudidos pelos mais experientes e aprendem, desde o começo e de forma prática, a postura e a garra necessárias aos membros.

A minha tribo é uma tribo vencedora – ganhamos sempre! Ganhamos a oportunidade de confraternizar, de trocar experiências, e de incentivarmo-nos para o prosseguimento da luta. E sempre temos orgulho de comemorar e exibir nossos troféus de guerra, mesmo que este seja uma simples garrafa d’água...

Tradicionalmente, as índias da minha tribo comemoram com poses antigas e sensuais que lhes foram transmitidas e ensinadas por índias ancestrais. E é óbvio que são estimuladas pelo índio editor, que lhes outorga o prêmio “A Foto do Post” – How!

As classes sociais da tribo a que pertenço são diferentes das que existem entre os outros homens. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. Duas figuras importantes na organização da tribo são o pajé e o cacique. O pajé conhece os rituais e troca mensagens com chefes de outras esferas de poder com o intuito de proporcionar combates e desafios para o desenvolvimento da tribo. O cacique, também importante na vida tribal, chefia, organiza e orienta os índios.

Agora é você que está pensando... Está considerando sobre o fato de pertencer ou não a esta tribo... Está achando ruim fazer parte da mesmo tribo que eu... Afinal, nem a minha filha quer...

Mas, paciência, meu amigo... Se o destino colocou você na minha tribo... Fazer o quê?

Coragem, brow, coragem!..


Juarez Arigony

9 comentários:

  1. Juarez, adorei o comentário do cocar do Ernani....muito engraçado. Olha, realmente, esta tua gestação tá rendendo.....Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Juarez, tenho orgulho de fazer parte desta tribo! Nosso segredo está na diversidade, de idéias, de comportamentos, de estilos. Mas cada vez mais estou convencida de que o que nos aproxima é os objetivos ou gostos comuns! Apesar das diferenças temos amores comuns, os amigos, a diversão, a corrida e especialmente o grupo e nosso Coach!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Juarez:

    Eu me pergunto: por que pertencer a UMA SÓ TRIBO? Eu acho que pertenço a várias, de acordo com o ambiente ou com a fase da minha vida. Facilmente me enquadro na tribo dos neuróticos, dos workaholics, dos preguiçosos, dos compulsivos, dos sonhadores (nessa tenho cadeira cativa), enfim, de vez em quando estou até na tribo dos atletas. O importante é me sentir realmente enquadrada.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Juarez, índio velho,

    Nossos parabéns aos curumins que foram iniciados nessa vida esportiva. Dentro em breve, muito provavelmente estarão participando de batalhas maiores.

    Uma pena que aquele teu amigo de olhinho puxado, 42 anos, tivesse tido problemas técnicos com o travamento do obturador da máquina, senão certamente teríamos aqui muito mais registros de índias da tribo...

    ResponderExcluir
  5. tô 110% com a Pimenta!

    ESSA TRIBO É SHOW!!!

    Juarez, não sei se foi proposital a temática dos comentários, mas você sabe que dia é hoje??
    hehehehe
    abração

    ResponderExcluir
  6. Eu nao falar tu lingua, mas to 100% na tribo!!!

    Vejo que a vacina atingiu a eficácia. Teu estado febril trouxe a visao verdadeira da equipe. Como nas tribos americanas, algumas mensagens sao passadas pelos ancestrais somente num estado de delírio.
    Esta tribo é UNICA, pois sob a protecao da tenda, compartilhamos nossas derrotas e vitorias a todos os convidados, sem distinçao da raça ou cor.
    Parabens.

    Meu nome nao é JOHNNY!

    ResponderExcluir
  7. Eu como indio gerente tive que fazer feitiçaria com a camera, e tem tibicuera que reclama...eheheh

    ResponderExcluir
  8. Cecília,
    Brigadú pela força! Mas acho que o índio do cocar não gostou muito... Disse até que vai ter morte na tribo... Ai, que meda!

    Pimenta,
    Brigadúúúú mais uma vez! Tenho orgulho de ser amigo dessa cabecinha tão... tão... privilegiada! E tome flecha - hahahahaha!

    Ção,
    Tá legal - podes pertencer a tribo que quiseres, desde que voltes a treinar com a gente e tragas o Pedrão!

    Tibicuera (hahahahahaha - gostei!),
    Sobre o obturador do Japa eu não quero falar - isto não me diz respeito!

    Alexes,
    Quando escrevi o post, acreditem, eu não tinha me tocado da data.
    Brigadúú pela força!

    Japa,
    Não dá bola pra esses Tibicueras (hehehehehe!) que só querem denegrir a tua imagem e o teu trabalho. Tu é o cara, aliás, tu é o índio!

    Abraços e beijos em todos!

    ResponderExcluir
  9. UGA UGA UGA... adoro fazer parte dessa tribo!!!

    Abraços à todos!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.