quinta-feira, 10 de junho de 2010

Namorar x Correr

Meus Namorados e Minhas Namoradas,


Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, revela em uma de suas canções: “Esses moços, pobres moços, ó se soubessem o que eu sei...” E foi pensando nos versos dessa canção que resolvi dividir com vocês um pouco do que eu sei.


Um antigo professor, certa vez, disse-me que doutor é aquele que consegue explicar as diversas faces da vida à luz da arte ou ciência que domina. Sendo assim, falarei de amor sob o enfoque da corrida ou vice-versa, já que não domino nenhuma das duas.


Eu acho que corro melhor do que namoro. Bem... Pelo menos eu tenho algumas medalhas conquistadas em corridas, mas nunca recebi qualquer premiação pelos namoros. E apesar desse fraco desempenho, eu me arrisco a traçar algumas semelhanças ou divergências entre as duas coisas.


Para que corremos? Para que treinamos? As respostas são as mais variadas, mas a grande maioria dirá que é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Outra parcela de pessoas dirá que deseja perder peso ou entrar em forma. Há o grupo dos que querem simplesmente fazer contatos e, desse modo, confraternizar. Há também o time dos que têm objetivos realmente esportivos, como baixar tempos, bater recordes ou classificar-se para alguma prova específica.


Penso que namorar deveria, ou deve, ser a mesma coisa. Um dos objetivos do namoro, no meu limitado entendimento, é justamente reduzir o estresse na vida dos envolvidos. Bem, mas às vezes acontecem discussões, certo? Quer um conselho? Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro! Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e o diálogo não. Portanto, se por descuido, o diálogo se tornar em discussão, permita que o outro “vença”, para que mais rapidamente ela termine. Como diz Adilson Bispo, outro compositor: “Não estou dando nem vendendo, como o ditado diz, o meu conselho é prá te ver feliz!”


Por acaso, ou não, utilizei a palavra “rapidamente” no parágrafo acima. E esta é a forma que todos nós desejamos correr: mais rápido. Se assim corremos, estamos em melhores condições físicas e provavelmente nosso corpo terá adquirido feições mais saudáveis. Da mesma forma ocorre no namoro: se mais rapidamente nos livramos das desavenças e desentendimentos, mais aptos estamos para amar, e é sinal de que perdemos o peso das mágoas e frustrações que muitas vezes nos acompanham.


E se pra você a corrida também tem uma função social, é evidente que da mesma forma deverá ser o seu namoro. Se gostas de estar em contato com os atletas e participar do meio esportivo, muito mais deves gostar de estar junto da pessoa amada. Se possível una-as, como fazem os casais mostrados nas fotos.


Com estas pequenas coisas que citei aqui, realmente acredito que você conseguirá bater todos os recordes relativos ao namoro, diminuindo o número de problemas e conseguirá a classificação para uma vida melhor junto ao seu amor ou mesmo, se for o caso, o avanço para um compromisso mais sério.


Desejo que toda a equipe tenha um grande dia dos namorados. Neste dia não corram ou, se não puderem evitar, corram juntos (já que o Dani marcou treino nas cuias). Aproveitem para... Para... Para namorar! É isto – aproveitem para, simplesmente, namorar. Pensem juntos no que eu comentei aqui e, mais uma vez citando a mesma canção do grande Lupi: “Por meus olhos, por meus sonhos, por meu sangue, tudo enfim, é que eu peço a esses moços que acreditem em mim!”


A propósito, a foto acima é a “Foto do Post!”.


Abraços e beijos,


Juarez Arigony

5 comentários:

  1. Dindo poeta:
    Estavas inspirado, como sempre.
    Até fiquei romântico ...
    Sucesso na caçada. Precisas acertar só uma bala.
    Abraço,
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha...
    Que bala que nada, rapaz!
    Eu só estou preocupado com o silêncio da moçada em relação ao post. Eu não sei se não agradou ou se as mãos estão ocupadas, namorando, e não conseguem digitar... Deixa pra lá!
    Grande Abraço,
    Juarez

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu consegui. Então...como eu não iria adora o post com o prêmio da "Foto do post"???
    Inspirado como sempre. Mas o melhor é ver as caras felizes... Tenho que registrar que faltou casais: os namorados novos e os eternos namorados (esses são sempre os melhores). Mas ia faltar lugar neste post. :)
    Para quem arranjou seu par: Que o dia dos namorados, seja apenas mais um dia para demonstrarmos todo o nosso amor a quem amamos. Para quem ainda não casou na festa: continuem cuidando do jardim, as borboletas aparecem quando a gente menos espera. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Juarez! Sempre acompanho os post do grupo, apesar de não fazer parte oficialmente, estou sempre por dentro, bem sabe a Robertinha e a Lú (Pimenta). Desta vez não posso deixar de deixar meus comentários, afinal tive o prazer de aparecer nele!
    Bem como disse nas tuas palavras, o amor (ou namoro) é como a corrida, em resumo, uma aventura ( muitos obstáculo, muitas vitórias, muitas alegrias, muitos tormentos, muitos desafios, e muita superação).
    Por enquanto só encaro a aventura do namoro, mas PARABÉNS a todos por se dedicarem a aventura da corrida e um Feliz dia dos Namorados!

    ResponderExcluir
  5. Roberta,

    Mais uma vez obrigado pela força!

    Juliana,

    Seja muitíssimo bem-vinda!

    Brigadúúúúúúúúúú!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.