sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

XI VOLTA DA LAGOA DA PAMPULHA

Queridos Amigos,


Cumprindo determinação da chefia, tenho muito prazer em lhes apresentar o texto a seguir. Trata-se da narrativa de nosso amigo, Vítor, sobre a participação dele e da Leila na XI Volta da Pampulha.

É muito bom saber que sempre temos algum representante da EDR nas principais provas de rua do país.

O relato a seguir é muito interessante, principalmente pela dica que o nosso amigo nos dá de como conseguir baixar o tempo de forma significativa numa meia maratona.

Sugiro que leiam com calma, divirtam-se e aproveitem a experiência deste jovem dinossauro da Equipe Daniel Rech.

Abraços e beijos a todos!


Meus quiguidos e minhas quiguidas... com vocês: Vítor, em volta da Lagoa da Pampulha!

"COMO DIMINUIR 5 MINUTOS NO SEU TEMPO DE MEIA MARATONA"

Já adianto para aqueles que querem saber a resposta desta pergunta, que não adianta saltar para o fim do texto; terão que se contentar em ler o que escrevo a seguir para saber a resposta.

Como muitos de vocês sabem, eu e a Leila decidimos correr a XI Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e que Minas Gerais é o um dos locais com maior quantidade de minérios do mundo. Por isso, para um professor de mineralogia foi muito importante visitar o museu Djalma Guimarães, que se localiza ao lado da Praça da Liberdade e próximo ao Hotel Íbis, onde nos hospedamos. Obviamente que eu poderia discorrer sobre a vida deste eminente geólogo ou mesmo de como os minerais podem ser importantes nas nossas vidas, mas a maioria dos leitores/corredores certamente não iria dar muita importância para isso. Porém, quando falamos que vamos ingerir um gel para diminuir nosso tempo de corrida alguém pergunta o quanto tem de sódio, potássio ou outros constituintes, sem saber de onde estes elementos provêm. Normalmente ninguém para pra pensar nisto, ou o que contém cloreto de sódio, cloreto de potássio, benzoato de sódio, sorbato de potássio, citrato de sódio e ácido fosfórico ou mesmo que a água é um mineral. Realmente isso não importa muito no momento. Você sabe que deve engolir toda essa receita enquanto estiver correndo, e isso basta.

Quando chegamos em BH o tempo estava nublado e as previsões meteorológicas “prometiam” chuva todo fim de semana; que maravilha! Além do museu, aproveitamos pra ir até a Pampulha para retirar os kits. Mas afinal, o que significa ir pra Pampulha? Se alguém te dissesse: vai pra Pampulha. Como você reagiria? Ou: Você gosta de Pampulha? Bem, na realidade não tenho a mínima idéia do que significa essa palavra, mas sei que em numerologia significa o número 7 apesar de ter 8 letras. O que também não quer dizer nada. O que importa é que Oscar Niemeyer participou de projetos arquitetônicos singulares e grandiosos, como o Conjunto da Pampulha, que fizeram com que ele se tornasse símbolo da arquitetura moderna brasileira, e que eu e a Leila nos mandamos pra lá retirar os kits e ver a igreja de São Francisco (símbolo da corrida). A igreja fica ao lado da lagoa e é rodeada pelos Jardins de Burle Marx. Quem levanta os olhos vê o Mineirão no fundo e no outro lado o Iate Tênis Clube onde retiramos os kits.

Certamente poderia aproveitar essa oportunidade pra falar de tutu a mineira, das cachaças, bares e músicas desta terra; deixo o pão de queijo pra Leila porque não sou ligado nesta delícia e vou me deter nos assuntos referentes à corrida.

No domingo, apesar da chuva, o tempo estava abafado e o trânsito infernal, mas chegamos a tempo ao local da prova. Como vocês já conhecem, o povo estava lá impregnando a paisagem com muito colorido e alegria. Tudo foi muito bem organizado e tinham muitos postos de água ao longo dos 18Km e gatorade no quilômetro 10. A distância percorrida podia ser vista em placas enormes a cada quilômetro. Como o sacrifício e prazer correm juntos e são medidos em metros, cada placa que passava era um alívio.

No momento da largada, ainda em baixo de um toró danado, eu e a Leila saímos em dupla. Não deu pra correr nos primeiros dois quilômetros porque a pista é muito estreita e tinha muita gente na frente. Além disso, o percurso é todo em curva e não tem mais do que cem metros em linha reta. Somado a isso, tinha muita poça de água e corríamos com a sensação de estarmos cozinhando lentamente no interior de um panelão. Seria isso Pampulha? Ser cozido lentamente?

Bem, a essa altura você deve estar perguntando: e ai meu chapa, como diminuir 5 minutos no teu tempo de meia maratona? Realmente também não sei, por isso levei 1h 38min; caso contrário teria reduzido em 5 minutos esse tempo. Certamente o Dani pode dar uma resposta melhor sobre isso, mas tenho certeza que ele dirá: O lema da nossa equipe é esporte, vida e diversão. Portanto, não interessa esses cinco minutos, mas sim o fato de que correndo somos mais felizes, saudáveis e que a cada Km fazemos mais amigos.

Abraço a todos.

Vitor

2 comentários:

  1. Vitor esta foi a pegadinha do ano!!!!!! hehehehehehe Eu leria o texto de qualquer forma mesmo sem saber se "sorbato de potássio" é de comer ou passar no cabelo....hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Vítor!!!
    Sensacional o relato, o humor,os detalhes! Ainda bem que avisaste: esse negócio de se sentir cozinhando num panelão não faz a minha cabeça!!!
    Parabéns!
    Juarez, "jovem dinossauro" é eufemismo, ironia, reverência ou deboche?
    Bjkas!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo! Registre-o aqui.